Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo pela 14ª rodada do Brasileiro
O duelo entre líder e segundo colocado marca a 14ª rodada do Brasileirão. O Grêmio recebe o Botafogo na tarde deste domingo, na Arena, em confronto direto no topo da tabela. A bola rola a partir das 18h30.
O Grêmio chega com uma sequência de quatro partidas sem perder e buscou o empate com o Bahia nos acréscimos na ida das quartas da Copa do Brasil. É o único clube da Série A que não perdeu ainda dentro de casa em 2023. Caiu para a terceira colocação com o empate do Flamengo com o Palmeiras, com 26 pontos, e tenta diminuir a distância do rival.
O Botafogo está embalado na liderança do Brasileirão e chega com sobra no primeiro lugar – são 33 pontos e 84% de aproveitamento. Recentemente, perdeu o técnico Luís Castro, que aceitou a oferta do Al-Nassr, mas já anunciou o português Bruno Lage como substituto. No último domingo, venceu o clássico contra o Vasco por 2 a 0, com o interino Cláudio Caçapa. Se levar a melhor no duelo deste domingo, abre ainda mais distância para o segundo colocado.
Onde assistir
Transmissão: Premiere e SporTV fazem a partida para todo Brasil.
Tempo real: o ge acompanha lance a lance, com vídeos (clique aqui).
Escalações prováveis
Grêmio – técnico: Renato Portaluppi
A questão de Suárez paira sobre o ar com dúvida. O uruguaio está relacionado, mas convive com as constantes dores no joelho direito. A decisão por jogar fica, às vezes, para depois da divulgação da escalação — na Fonte Nova, por exemplo, o camisa 9 sentiu no aquecimento e deixou o gramado. O restante da equipe é a considerada titular no momento.
Provável escalação: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo e Reinaldo; Bitello, Cristaldo e Suárez.
Quem está fora: Geromel e Jhonata Robert (cirurgia no joelho), Fábio (lesão no joelho) e Pepê (lesão muscular)
Pendurados: Suárez, Vina, Villasanti, Mila e Gustavo Martins
Botafogo – técnico: Claudio Caçapa
Mesmo com Bruno Lage anunciado como novo técnico, o Botafogo segue sendo treinado interinamente por Caçapa. Para o jogo contra o Grêmio, a equipe pode ter o retorno do lateral-esquerdo Marçal, que está relacionado pela primeira vez após lesão e pode entrar no lugar de Hugo.
Pelo lado direito, Di Plácido assume a posição de Rafael, que sofreu grave lesão no joelho no jogo contra o Vasco.
Provável escalação: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal (Hugo); Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Luís Henrique e Tiquinho Soares.
Quem está fora: Gabriel Pires, Patrick de Paula, Victor Sá, Matheus Nascimento e Rafael (lesionados); Lucas Fernandes (em transição).
Pendurados: Adryelson, Victor Cuesta, Di Plácido e Rafael.
Arbitragem
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrini Bevilacqua Costa (Fifa/SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Quarto árbitro: Anderson da Silveira Farias (RS)
Fonte: Ge