Novos bolsistas estão classificados para 28 diferentes cursos em três universidades privadas credenciadas
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Formação, entregou nesta quinta-feira (20/07) no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, 799 para os aprovados no programa Passaporte Universitário das letras começam de A a K. Ao todo, o programa vai garantir 1.627 bolsas para os novos alunos.
“Estamos promovendo a ampliação de 20 vagas no curso de medicina, agora serão 70 futuros médico entrando na universidade. Esse programa de inserção é um dos maiores de uma cidade brasileira. Estamos aqui mostrando que a educação é o melhor conhecimento que o ser humano pode ter, é o futuro. Parabéns a todos que estão lutando pela graduação e para realizar o tão almejado sonho de se formar em uma universidade. Vamos juntos concluir mais essa etapa”, falou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.
Os novos bolsistas estão classificados para 28 diferentes cursos, como Administração, Direito, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária, em quatro universidades privadas credenciadas pelo município: Universidade Vassouras, Estácio de Sá e Universidade La Salle (Unilasalle) e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).
“Esse programa realiza sonhos e promove ampliação de conhecimento. Esse é um dos maiores programas que temos em nosso município. Parabenizando a todos os candidatos participantes interessados em investir em Educação como plano de futuro. Vamos realizar sonhos e investir em conhecimento”, disse a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa.
Incentivo à formação superior
O programa Passaporte Universitário foi criado em 2019 para facilitar o acesso dos maricaenses ao ensino universitário, por meio da oferta de bolsas de estudo integrais em instituições de ensino superior privadas e já concedeu a chance do ensino superior a 6.405 alunos de graduação. Atualmente, 422 alunos já se formaram pelo programa. Em contrapartida, as universidades credenciadas se comprometem a criar, em até cinco anos, unidades de ensino universitário na cidade.
“É muito emocionante poder participar e dar continuidade aos meus estudos. Tenho 49 anos e estou realizando um sonho de mais jovem. Isso não tem preço. É muito gratificante!”, disse o estudante que passou para o curso de Assistência Social, Jurlei da Silva, de 49 anos.
A moradora de Inoã, Josiane Teles, de 35 anos, mencionou a emoção em poder fazer a tão desejada graduação.
“Sou lojista e, sem dúvidas, não poderia custear uma graduação. Esse progrma me deixa sem palavras e eu só tenho que agradecer pela oportunidade e pelo incentivo que a prefeitura está me ofertando”, disse a nova estudante de Engenharia Civil.
Aprovada para a vaga de Serviço Social, Jéssica Helena, de 26 anos, afirmou que almeja ser exemplo para os seus filhos e que, sem o passaporte seria impossível fazer o curso de terceiro grau.
“Estou muito feliz em poder mostrar a importância da educação para o meu filho. Essa é uma grande iniciativa da Prefeitura de Maricá, que nos dá a oportunidade de estudar e ter mais conhecimentos sobre a nossa futura área de atuação”, disse a moradora do Centro de Maricá.
Entrega continua nesta sexta-feira (21/07)
Nesta sexta-feira (21/07), a partir das 18h, será a vez dos alunos aptos de L a Z e os alunos de medicina retirem seus certificados no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro.
Fonte: Prefeitura de Maricá