Botafogo vira a chave para a Sul-Americana em busca do “desempenho do Brasileirão”

Esportes

Alvinegro inicia confronto de quartas de final contra o Defensa y Justicia, da Argentina, nesta quarta-feira

Líder isolado do Brasileirão, o Botafogo agora muda o cenário: a equipe comandada por Bruno Lage inicia a busca por uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia, da Argentina, nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos. Apesar de estar invicto na competição, o time ainda não mostrou tudo o que faz no torneio nacional

De qualquer forma, a caminhada do Alvinegro até as quartas de final foi sem sustos. Mesmo passando em segundo na fase de grupos, o clube em nenhum momento correu risco de ser eliminado. No mata-mata, deixou Patronato-ARG e Guaraní-PAR para trás.

A questão vai mesmo em cima do desempenho. Em dez jogos na Sul-Americana, foram quatro vitórias e seis empates. As médias de gols marcados e sofridos em relação ao Brasileirão também pioram.

Botafogo no Brasileirão
20 jogos
15 vitórias
3 empates
2 derrotas
35 gols (Média de 1,75 por jogo)
11 gols sofridos (Média de 0,55 por jogo)

Botafogo na Sul-Americana
10 jogos
4 vitórias
6 empates
15 gols (Média de 1,5 por jogo)
7 gols sofridos (Média de 0,7 por jogo)

Importância
Bruno Lage enxerga a Copa Sul-Americana como prioridade internamente. Assim como nos jogos do Brasileirão, o português escala o time pensando nos atletas que estão em melhores condições físicas – a intenção, claro, é evitar lesões.

Jogadores já tentaram explicar a queda de rendimento na Sul-Americana, colocando que pode ser um fator psicológico de “relaxamento natural”. Nos bastidores, porém, tanto Lage quanto o elenco colocam a competição lado a lado com o Brasileirão.

Fonte: Ge