Atividades acontecem de forma contínua nas unidades, contando com acolhimento de profissionais, rodas de conversa e tratamento gratuito
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08) com a presença de grupos antitabagismo nas 25 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, que acontecem continuamente durante o ano. As atividades para aqueles que desejam parar de fumar incluem: rodas de conversa para o compartilhamento de experiências, orientações profissionais e, quando indicado, o tratamento gratuito, disponibilizando adesivos de nicotina, gomas de mascar (parte da terapia de reposição de nicotina) e o medicamento bupropiona.
As pessoas que tenham interesse em participar das ações antitabagismo devem procurar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, a sua USF de referência, ou seja, a mais próxima da residência, verificando o dia e horário dos encontros periódicos. Lembrando que as ações seguem as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a importância das atividades de enfrentamento ao uso do tabaco na cidade, promovendo bem-estar.
“O Dia Nacional de Combate ao Fumo é um momento de mobilização, onde lembramos as iniciativas antitabagismo desenvolvidas no município. As Unidades de Saúde da Família são a porta de entrada do cuidado e possuem grupos de diálogos sobre vivências, com acompanhamento profissional e tratamento adequado, contribuindo para as pessoas pararem de fumar. Se una a essa corrente de saúde: procure a USF mais próxima da sua casa e participe!”, destacou.
Grupos proporcionam qualidade de vida
Os moradores atendidos na USF Chácara de Inoã garantem que o grupo antitabagismo faz a diferença. Uma delas é a aposentada Valéria Guida, de 65 anos, que parou de fumar graças ao suporte da iniciativa.
“Atualmente, sou uma ex-fumante, muito por conta do apoio que recebi. Uma das coisas que me indicaram foi a atividade física, pois isso estou fazendo taekwondo, que está me ajudando muito. Fumar nunca mais e isso graças ao grupo antitabagismo da USF Chácara de Inoã”, afirmou.
Deyse Torres Ferreira, de 60 anos, pontuou que começou a fumar em razão da aceitação coletiva e o apoio do grupo está sendo decisivo para largar o tabaco.
“Começei a fumar aos 13 anos de idade para ser aceita pela sociedade, principalmente porque, na época, era algo considerado bonito e dentro dos padrões. Hoje, tenho enfisema pulmonar e, com o apoio do grupo, estou tentando parar de fumar e já estou há três semanas sem cigarro. Se pudesse, aconselharia o meu eu do passado a evitar agradar visualmente os outros, porque podemos acabar prejudicando a nossa saúde”, concluiu.
Sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído em 1986, através da Lei nº 7.488, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre os malefícios do tabaco, que pode causar cerca de 50 doenças, como diversos tipos de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares. Lembrando que o tabagismo é considerado uma doença, provocando a dependência da droga nicotina, presente em diversos produtos derivados do tabaco.
Dessa forma, as ações de enfrentamento ao tabagismo adquirem papel essencial, ampliando o acesso à informação, o diálogo e troca de experiências sobre o tema, além de possibilitar o tratamento gratuito até a cura.
Endereços das Unidades de Saúde da Família
Funcionamento de segunda a sexta-feira
– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.
– USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com a Rua 53), lote 01, quadra 206.
– USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho.
– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã.
– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n.
– USF Elenir Umbelino de Mello: Rua Ary Spindola, quadra A, lote 352, Flamengo.
– USF Ponta Negra: Rua Alcebíades Teodoro Pereira, s/n.
– USF Bambuí: Avenida do Contorno, s/n.
– USF Barroco: Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.
– USF Inoã 2: Rodovia Amaral Peixoto, km 14 (ao lado do DPO).
– USF Mumbuca: Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n.
– USF Santa Paula: Estrada de Cassorotiba, s/n.
– USF Inoã 1: Rua Caio de Figueiredo (travessa CIEP), s/n.
– USF Carlos Alberto Soares de Freitas: Rua 23, quadra 29, lote 06, Bosque Fundo, Inoã.
– USF Carlos Marighella: Rua Áustria, s/nº, condomínio MCMV de Itaipuaçu.
– USF Santa Rita: Rua 36, quadra 433 (esquina com Rua 83), Jardim Atlântico Leste, Itaipuaçu.
– USF Recanto: Rua Engenheiro Domingos Barbosa, s/n, Itaipuaçu.
– USF São José 1: Rua 18, s/n, loteamento Jardim Ouro Mar.
– USF Retiro: Estrada do Retiro, s/n.
– USF Ponta Grossa: Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n.
– USF Bairro da Amizade: Rua Eliete Rocha Santos (Rua 53), lote 31, quadra 91.
– USF Guaratiba: Estrada Beira da Lagoa, s/n.
– USF Barra: Rua 04, lote 03, quadra 0.
– USF Espraiado: Rua Gualberto Batista de Macedo, s/n.
– USF Ubatiba: Avenida Niterói, s/n.
Fonte: Prefeitura de Maricá