Educação inaugura creche Tia Lu, no Condado

Rio de Janeiro

Unidade infantil disponibilizará 83 vagas, sendo oito para berçário, 45 para Maternal I e 30 para Maternal II. Inscrições serão online no site matrícula inteligente

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta quarta-feira (06/09) o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Luciana Peixoto de Oliveira Vianna, conhecida como Tia Lu. A nova unidade infantil que fica localizada na Rua Babaçu, s/n, entre as ruas Begônia e Bétula, no Condado, disponibilizará no total 83 vagas, sendo oito para berçário, 45 para Maternal I (2 anos) e 30 para Maternal II (3 anos). As inscrições podem ser feitas no site ecidadeonline.marica.rj.gov.br/matriculainteligente.

A unidade é a primeira das seis novas creches que estão sendo construídas na cidade e serão entregues ainda neste ano. Ao todo, 10 novas unidades infantis serão inauguradas até o fim de junho de 2024, o que representa a abertura de 2.400 novas vagas na educação infantil (que corresponde a crianças de quatro meses até cinco anos de idade). Cada uma das unidades comporta 240 alunos.

Entre os bairros que receberão as novas unidades escolares estão: Condado, Itaipuaçu, Inoã, Pindobal, Ponta Negra, Manu Manuela, Ubatiba e São José do Imbassaí.

O Prefeito Fabiano Horta destacou que as creches ajudarão a ampliar a oferta de vagas para crianças na cidade.

“Quando assumimos a rede tinha 17 mil alunos. Atualmente a gente passa dos 30 mil, o que nos dá um senso de desafio crescente. Somos uma cidade que precisa avançar na construção dos seus aparelhos, que vai avançar muito na qualificação destes instrumentos, no sentido formativo, acima de tudo. Nosso objetivo é a formação cidadã, a criação de um senso crítico, uma sociedade que entende o que ela representa. Esse aparelho aqui é mais um marco, serão 10 aparelhos como esse até junho de 2024, ampliando o número de vagas na rede. A educação de Maricá hoje olha para o futuro, para que a gente tenha uma cidade cada vez mais justa, fraterna e igualitária”, disse Horta.

A creche conta com cinco salas e um berçário, além de parquinho e pátio coberto. O secretário de Educação, Márcio Jardim, ressaltou que essa é a primeira creche do bairro.

“Essa escola tem luz, tem cores, tem vida. Na medida que a cidade vai crescendo o município se faz presente. Essa creche vem atender a demanda crescente dessa área, que é muito forte e intensa nessa região”, analisou Jardim.

Homenagem à Tia Lu

O nome da creche é uma homenagem à profissional que faleceu de covid-19 em 2021 e deixou um legado para a educação de Maricá. Foi coordenadora municipal do Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa; coordenadora do Ensino Fundamental I; diretora da Escola Municipal Alfredo Nicolau da Silva Junior, no Marquês; coordenadora de projetos do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro; e gestora da Escola Municipal Joaquim Eugênio dos Santos, na Mumbuca.

Novas unidades

Com a crescente demanda de alunos nos últimos anos, a Prefeitura de Maricá tem aumentado o quantitativo de escolas e vagas oferecidas na rede pública. Em 2017, Maricá possuía 55 unidades e 17.974 alunos estudando na rede municipal. As ofertas na rede pública foram amplificadas gradativamente ano a ano até 2023. Hoje, o município possui 65 escolas e 28.228 alunos inscritos na rede de ensino, o que representa um crescimento de 57% no número de alunos e 24% de expansão das unidades escolares.

Em 2022, a Secretaria de Educação implementou o programa Primeira Infância, que concede bolsas integrais a crianças de 0 a 3 anos inscritas e que ainda não foram contempladas por vagas na pré-matrícula da rede pública municipal. Unidades particulares da cidade foram credenciadas ofertaram mais de 100 vagas. As matrículas são efetuadas online pelo Sistema Matrícula Inteligente no site: http://ecidadeonline.marica.rj.gov.br/matriculainteligente/.

Fonte: Prefeitura de Maricá