Encontro realizado na Casa 2030 falou sobre programas de incentivo à atividade hoteleira na cidade
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, promoveu nesta terça-feira (12/09) um café da manhã com gestores dos meios de hospedagem da cidade, no qual foram abordados três novos projetos para incentivar os setores de turismo e hotelaria. O encontro, realizado na Casa 2030, no Centro, esclareceu dúvidas sobre programa municipais direcionados ao setor: o Hospedar Maestria, que apoia projetos de melhorias de estrutura em hotéis e pousadas; o Fomenta Maricá Hotelaria, que financia a execução desses projetos, e o Mumbuca Verde, selo de economia sustentável cujo lançamento oficial acontece nesta sexta-feira (15/09), às 11 horas, no aeroporto de Maricá.
Também foi abordado no evento o Hospedar Maestria, que é realizado a partir de pesquisas com os estabelecimentos, com o objetivo de indicar adequações que melhorem tanto a estrutura quanto o seu apelo visual.
Além dos gestores, participaram da reunião o secretário de Turismo de Maricá, Robson Dutra, e o subsecretário Thiago Medina; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Magnum Amado; e o diretor de Economia Criativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Paulo Neto. De acordo com o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, a importância do encontro é de mostrar ao empresariado o canal permanente de comunicação com o governo e as novas demandas do mercado.
“Todos lidamos com um mercado estratégico que é o de turismo, e é sempre necessário melhorar o patamar do setor, porque o seu público está cada vez mais exigente. O que realizamos é um trabalho de entrega, que está representado nesses três itens mostrados aqui”, explicou José Alexandre.
O coordenador do Hospedar Maestria, Caê Morais, revelou que o projeto inicial foi modificado para às exigências do setor off-shore, que ganhou um novo impulso na cidade com a abertura do aeroporto.
“Tivemos que remodelar o que já tínhamos anteriormente para favorecer esse novo mercado, que nos exigiu adaptações nos meios de hospedagem e também na gastronomia. Num único vôo para essas plataformas, são cerca de 20 empresas atendidas em cada um dos funcionários transportados”, esclareceu ele.
Os gestores dos hotéis e pousadas puderam falar de suas expectativas e experiências, além de tirar dúvidas sobre o funcionamento de cada projeto. Dona da pousada Vila da Praia, em Itaipuaçu, Lara Bastos revelou que esse novo público e a agenda de eventos da cidade levou a um movimento 35% maior entre os meses de maio e agosto, comparando com 2022.
“Sempre recebo hóspedes que atuam no off shore, que se somaram àqueles que vieram para os eventos que o governo promoveu. Posso afirmar que, neste ano, não tivemos uma ‘baixa temporada’ porque o movimento se manteve estável”, garantiu a empresária.
Fonte: Prefeitura de Maricá