Cartilha é distribuída para alunos de escolas públicas
A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta semana, a distribuição da cartilha de enfrentamento ao comportamento violento no âmbito escolar e doméstico, lançada durante o Agosto Lilás junto com a cartilha de enfrentamento à violência contra a mulher.
O material das cartilhas – elaborado com apoio da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de São Gonçalo e do Poder Judiciário do Rio de Janeiro – apresenta informações sobre os tipos de violência e como elas são refletidas. O projeto gráfico da cartilha foi criado pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de São Gonçalo.
Na tarde desta quarta-feira (13), alunos da Escola Municipal Alberto Torres receberam a equipe técnica da subsecretaria, que apresentou o material da cartilha por meio de dinâmicas.
“A cartilha já tem recebido uma excelente aceitação nas escolas e os alunos têm mostrado grande interesse nesse assunto. A reprodução da violência doméstica afeta todos os âmbitos, inclusive o escolar, onde na maioria das vezes são ali reproduzidos. Sabemos que a violência doméstica e seus reflexos vão além da vítima, gerando consequências em toda sociedade”, disse a subsecretária Ana Cristina da Silva.
Durante a atividade, os alunos fizeram desenhos sobre respeito, que ficaram expostos no mural da escola.
O município de São Gonçalo conta com um Plano Municipal para Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e de Gênero Contra a Mulher. O projeto, que virou lei no último mês, estabelece diretrizes e ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres, assim como de assistência e garantia de direitos.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo