Setembro Amarelo foi o foco do encontro nesta quarta-feira
O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), da Secretariade Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, realizou uma manhã de conscientização sobre prevenção ao suicídio, dentro das atividades da Campanha Setembro Amarelo, no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, no Colubandê, nesta quarta-feira (27).
Mais de 200 estudantes do Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos (Nata), entre 12 e 17 anos, assistiram palestra e participaram de dinâmicas de grupo com psicólogos que abordaram o tema “A Vida é Sempre a Melhor Escolha”. A ação foi uma parceria do Neps com o Espaço Saúde Não Pode Esperar, Coordenação de Saúde Mental e Departamento de Programas (Depro) da Secretaria de Saúde, que levaram psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
O psicólogo da Seecretaria, Marcos André Torres dos Santos, realizou palestra para alunos sobre a valorização da vida. “A vida é o nosso presente diário. Por isso, o que a gente está vivendo hoje se chama presente. É um presente de Deus e devemos valorizar cada dia que nos é dado. Tantas pessoas não têm essa oportunidade e muitas outras lutam para ter”, lembrou o psicólogo.
Durante a atividade, alguns alunos receberam orientações de como procurar ajuda nas unidades especializadas da saúde mental para tratamentos. Dois profissionais da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI) fizeram os acolhimentos. “Saúde mental é caso sério e prevenção ao suicídio mais ainda, principalmente entre crianças e adolescentes”, finalizou Aline Serra, coordenadora do Neps.
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido devido à institucionalização, em 2003, do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio no dia 10 para conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo