Fluminense chega a 20 cartões vermelhos na temporada e liga alerta antes da semifinal da Libertadores

Esportes

Martinelli recebeu cartão vermelho ainda no primeiro tempo, assim como Samuel Xavier diante do Internacional, e influenciou no desempenho da equipe tricolor

A derrota do Fluminense por 3 a 0 para o Cuiabá, neste sábado, na Arena Pantanal, tem uma semelhança com o empate em 2 a 2 com o Internacional, pela Conmebol Libertadores: os dois duelos tiveram um jogador tricolor expulso ainda no primeiro tempo (Samuel Xavier e Martinelli). Ao todo, são 20 cartões vermelhos para a equipe e comissão do técnico Fernando Diniz na temporada, o que causa preocupação.

Tanto contra o Cuiabá quanto diante do Internacional, Diniz admitiu que os cartões vermelhos influenciaram no desempenho da equipe. Para avançar à final da Conmebol Libertadores, com a volta da semifinal marcada para a próxima quarta-feira, o Tricolor terá que ter futebol e cabeça no lugar.

— A expulsão afetou no resultado do jogo. Jogar com um time mexido, com um jogador a menos, com o calor que estava aqui, ficou muito mais físico e afetou a estratégia que a gente montou. Tivemos que mudar o nosso jeito de jogar. Até o gol do Cuiabá, o jogo estava controlado — afirmou o treinador

A lista de jogadores expulsos em 2023 tem liderança dividida: o lateral-direito Samuel Xavier, o zagueiro Felipe Melo e o volante André estão no topo, com dois cartões vermelhos cada. Veja a lista completa entre jogadores:

André — Volta Redonda 1 x 0 Fluminense (Carioca)
David Braz — Fluminense 0 x 1 Botafogo (Carioca)
Felipe Melo — Flamengo 1 x 2 Fluminense (Carioca)
Samuel Xavier — Flamengo 2 x 0 Fluminense (Carioca)
André — Cruzeiro 0 x 2 Fluminense (Brasileiro)
Felipe Melo — Fluminense 0 x 0 Flamengo (Copa do Brasil)
Jhon Arias — São Paulo 1 x 0 Fluminense (Brasileiro)
Nino — Fluminense 2 x 1 Bahia (Brasileiro)
Lelê — Fluminense 2 x 1 Palmeiras (Brasileiro)
Marcelo — Argentinos Juniors 1 x 1 Fluminense (Libertadores)
Samuel Xavier — Fluminense 2 x 2 Internacional (Libertadores)
Martinelli — Cuiabá 3 x 0 Fluminense (Brasileiro)
Já somando a comissão técnica, esse número aumenta. Para se ter ideia, o técnico Fernando Diniz tem cinco expulsões pelo Fluminense, sendo quatro em 2023. Confira a lista entre membros da comissão técnica:

Fernando Diniz (técnico): 4
Marcos Seixas (preparador físico): 3
André Carvalho (preparador de goleiros): 1
Além dos problemas nos jogos recentes, o número também preocupa para uma possível decisão de Conmebol Libertadores, caso elimine o Internacional.

O Fluminense tem três jogadores pendurados para o jogo de volta da semifinal da Conmebol Libertadores, contra o Internacional, nesta quarta-feira, no Beira-Rio. Se Felipe Melo, Nino e/ou John Kennedy forem advertidos com um cartão amarelo, não jogarão a final, caso o Tricolor se classifique.

Quem avançar pega o vencedor de Palmeiras x Boca Juniors na final, dia 4 de novembro, no Maracanã.

Fonte: Ge