Poupar? André e Fábio jogam todos os minutos do Fluminense desde a classificação para a final

Esportes

Volante e goleiro foram os únicos a estarem presentes durante todo o tempo desde a virada sobre Internacional no Beira-Rio

A partir do momento em que o árbitro apitou o fim da partida contra o Internacional e decretou a virada tricolor no Beira-Rio e a classificação para a final da Conmebol Libertadores, poucos foram os momentos em que não se pensou sobre a decisão da competição. Mas, com um mês pela frente e seis rodadas do Campeonato Brasileiro, o time do Fluminense não pensa apenas na decisão de 4 de novembro. Tanto que dois jogadores fundamentais no time de Fernando Diniz atuaram em todos os minutos da equipe desde então.

André e Fábio foram titulares nos cinco jogos da classificação em diante e estiveram em campo o tempo inteiro. A última partida em que ficaram fora foi contra o Cuiabá, entre os jogos das semifinais, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nas mais recentes, com ausências de Nino e Felipe Melo, foi o volante quem vestiu a braçadeira de capitão – até quando começou como zagueiro diante do Red Bull Bragantino.

Para o próximo jogo do Flu, contra o Bahia, terça-feira, pela 31ª rodada do Brasileirão, a tendência é que eles finalmente descansem. A última partida antes da decisão da Conmebol Libertadores deve ter apenas os reservas na Fonte Nova, enquanto os principais jogadores – inclusive Fernando Diniz, suspenso pelo terceiro amarelo – seguirão no Centro de Treinamento Carlos Castilho se preparando para a final com o Boca Juniors.

Mesmo presente em 24 dos 30 jogos do Campeonato Brasileiro, André é o jogador com mais passes certos na competição. Ele tocou 1.761 vezes para os companheiros, o que dá uma média de 73,38 por partida. Quase um passe por minuto. Em números absolutos são mais de 300 passes de vantagem para o segundo colocado. Ele também lidera o quesito na Conmebol Libertadores, com Nino em segundo e Ganso em terceiro.

Não é à toa que Fábio participa de vários jogos também. Aos 43 anos e com contrato renovado até o fim de 2025, o goleiro vive uma das melhores temporadas da carreira. Os números mostram que ele é o segundo goleiro com mais defesas difíceis na Conmebol Libertadores (11 em 12 jogos) e quinto no Brasileirão (26 em 28 partidas).

O Fluminense volta a campo contra o Bahia, na terça-feira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o foco está voltado para a decisão da Conmebol Libertadores, 4 de novembro, às 17h (de Brasília), no Maracanã. André e Fábio devem ser titulares na final única. Se terminar empatada, a partida irá para a prorrogação e haverá disputa de pênaltis se o empate persistir

Fonte: Ge