entenda as contas
Alviverde pode conquistar o bicampeonato consecutivo com uma rodada de antecedência já no final de semana
Cenário improvável durante a maior parte do campeonato, o Palmeiras tem chances de conquistar o bicampeonato seguido e chegar ao 12º título do Brasileirão. E o time comandado por Abel Ferreira já pode garantir matematicamente a taça no próximo domingo, com uma rodada de antecedência. Entenda a situação.
O Palmeiras inicia a 37ª rodada com 66 pontos, três a mais do que Botafogo, Atlético-MG e Flamengo. Caso vença o duelo com o Fluminense, em casa, a equipe pode chegar aos 69, número que seria inalcançável para os concorrentes, se estes não vencerem seus confrontos. Assim, um triunfo da equipe de Abel Ferreira aliado a um tropeço — derrota ou empate — de Atlético-MG (para o São Paulo, no Morumbi, no sábado), Flamengo (que enfrenta o Cuiabá no Maracanã no domingo) e Botafogo, que recebe o Cruzeiro no Nilton Santos no domingo, seria suficiente para garantir o título.
Mas o Palmeiras pode ser campeão neste domingo mesmo se não vencer a partida. Um empate com o Fluminense e derrotas de Botafogo, Atlético-MG e Flamengo, e tropeços de Bragantino e Grêmio (que ainda não jogaram nesta rodada) também já significaria o título antecipado. Neste cenário, o alviverde chegaria a 67 pontos e os concorrentes só poderiam somar até 66 ao final da última rodada.
Dificilmente o alviverde deixará a liderança nesta rodada. Um empate já garantiria a permanência na liderança, independentemente do resultado das outras equipes. E mesmo se o Palmeiras perder e os três “caçadores” do líder vencerem, as equipes ficariam com os mesmos 66 pontos, mas no critério de desempate por saldo de gols — neste cenário, os quatro times ficariam com 19 vitórias —, o time paulista leva vantagem. O Palmeiras tem 30 gols de saldo, contra 23 do Botafogo, 22 do Atlético-MG e 14 do Flamengo.
Ainda que com probabilidades baixas, Grêmio e Bragantino também tem chances matemáticas de serem campeões brasileiros. Mas para isso acontecer, precisam vencer os próximos três confrontos e torcer para tropeços de Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG e Flamengo.
Fonte:Extra