4 de Dezembro, memória:

Igreja

Santa Bárbara de Nicomédia, virgem e mártir.

Vítima de um pai muito rico chamado Dióscoro, bastante cruel também, Santa Bárbara também é uma das mártires dos primórdios do cristianismo. Bárbara era uma belíssima jovem e o pai arrumou-lhe um pretendente à altura dos interesses dele. Bárbara negou-se a aceitá-lo terminantemente como marido.

O pai trancou-a em uma torre com cabines para banho, ao lado de um cárcere privado. Quando ele retornou de uma de suas viagens surpreendeu-se ao ver que conseguira que a cabine recebesse três janelas em honra a Santíssima Trindade e não duas – como era o costume. Bárbara disse ao pai que se convertera ao cristianismo o que levou o pai a agredi-la e levá-la ao prefeito da província.

Este ordenou que a torturassem e depois a decapitassem. E o próprio pai executou a sentença! Momentos após um raio caiu sobre ele reduzindo-o a cinzas. Isto nos mostra que os pais devem ser honrados, porém devem também saber amar e respeitar a seus filhos: corrigi-los, sim, porém nunca agredi-los e muito menos com crueldade.

Santa Bárbara de Nicomédia, rogai por nós!