WASHINGTON QUAQUÁ É HOMENAGEADO COM A HONRARIA MÁXIMA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A MEDALHA TIRADENTES

Política

Alerj, 4 de dezembro de 2023, o menino pobre nascido no Complexo do Caramujo (favela de Niterói) e criado no município de Maricá recebe a honraria máxima do Estado do Rio de Janeiro, Washington Quaquá é homenageado pelo Deputado Dionísio Lins, do Partido dos Trabalhadores (PT), com a Medalha Tiradentes. De repente um filme passou pela cabeça do homem que quando menino driblou a fome caçando rã no Rio Mumbuca em Maricá, o garoto que se recusou ser derrotado pela diferença social que estava estampada em sua pele, não; ele não aceitou a derrota, trabalhou, estudou, formou-se em Ciências Sociais e decidiu defender a bandeira dos excluídos, Quaquá viu ser coroado na manhã de ontem o filme da sua vida, a vitória do menino favelado diante das injustiças sociais, no peito de Washington Quaquá estava a Medalha Tiradentes, mas no coração, ele carregava os excluídos da sociedade, ele carregava sua própria história.

Quaquá mudou o rumo da cidade de Maricá, o município é conhecido como antes e depois de Washington Quaquá. A Prefeitura herdada a luz de velas hoje é farol para todas as cidades do Brasil, Maricá passou iluminar sonhos e virou porto de chegada para aqueles que buscam oportunidades e uma condição decente para viver e criar seus filhos. As políticas sociais mudaram a vida do maricaense e do povo que não para de chegar, o amor por aquele pedaço de terra deste imenso Brasil é grande, é gigante, logo brotou no seio da população o slogan “Maricá é o meu país”.

Como Deputado Federal Quaquá decidiu levar para todo o país às benesses conseguidas em Maricá, para isso vem criando frentes de trabalho na Capital Federal: a Frente do Tarifa Zero, levar ônibus de graça para população; a Frente das Favelas, dá oportunidades e voz para os moradores das Favelas e das periferias; a Frente do Samba, incentivar e desenvolver a cultura popular aumentando às oportunidades de emprego e preservação das nossas raízes.

O Deputado continua de forma incansável transformando seus sonhos em realidade e mudando vidas. Com encontro agendado com o Santo Padre, o Papa Francisco, Maricá poderá se transformar em uma grande potência do turismo religioso, o primeiro Santo Brasileiro, São José de Anchieta escolheu a cidade para fazer o seu milagre mais conhecido, o milagre da pesca, na lagoa de Araçatiba.

O milagre de Quaquá foi humano, ele decidiu olhar para seu passado e enxergou no presente os excluídos sociais, então decidiu pescar vidas, dando à elas oportunidades de estudo, emprego, alimentação, saúde e dignidade. O milagre humano é a disposição para usar a política para seu verdadeiro fim, ajudar ao próximo. Parabéns aos milhares de homens e mulheres que venceram às desigualdades da vida e ontem estavam junto de Quaquá recebendo a Medalha Tiradentes.

Reportagem: Marcelo Rodrigues