Comunicador pisou em sua emissora pela última vez em setembro do ano passado; desde então, ele tem feito aparições pontuais ao lado da família
O apresentador e empresário Silvio Santos completa 93 anos, nesta terça-feira (12), longe dos holofotes, recluso e com aparições públicas cada vez mais raras. Apesar do afastamento, o comunicador com mais de 60 anos de carreira não se aposentou oficialmente.
Silvio pisou no SBT, sua emissora, pela última vez em setembro do ano passado. Desde então, o apresentador tem feito aparições pontuais, sempre à vontade, em casa e ao lado da família, em vídeos que são publicados pelas próprias filhas nas redes sociais. A nova rotina do artista tem sido assistir a séries e receber os netos nas quartas-feiras.
O afastamento de Silvio iniciou-se aos poucos, ainda durante a pandemia de Covid-19, em 2020. Patricia Abravanel, uma das filhas do empresário, assumiu o comando do Programa Silvio Santos. Ele voltou em 2021, mas acabou se infectando com o coronavírus um mês depois. Silvio se afastou, voltou, mas acabou optando por deixar o comando (aparentemente) de forma definitiva.
Já em abril, Daniela Abravanel Beyruti — a filha “número 3” do comunicador — foi eleita a nova vice-presidente do SBT, pondo um ponto-final na gestão do pai, conhecido por intervir nas principais decisões do grupo e também por dar pitacos até no corte de cabelo de apresentadores.
Atualmente, Silvio está distante tanto do comando artístico quanto de suas empresas e não dá expediente nos estúdios do CDT Anhanguera, sede do SBT em Osasco (SP), há cerca de um ano.
“Para ele, também deve estar sendo difícil não ser mais aquela pessoa. Ele fala: ‘Não gostei de brincar disso… Ficar velho é muito ruim. Dói tudo, o corpo dói'”, contou Cíntia Abravanel, filha do empresário, em entrevista a um podcast no mês passado.
Segundo o jornalista Flavio Ricco, colunista de televisão do R7, a decisão de Silvio de se manter distante do comando de suas empresas é “irreversível”. Ele cita ainda a nova rotina do comunicador, agora ao lado da família.
A decisão do Silvio me parece irreversível. Ele não volta. Tanto é que a programação do SBT está sendo desenhada pela Daniela [Beyruti]. Mas ela tem a dona Íris [Abravanel, mulher de Silvio] por trás, como ponto de apoio. O Silvio nem está se metendo mais nisso. Se antes ele era de ligar o dia inteiro, hoje ele deixou de fazer isso. Ele não dá mais palpite nenhum nos rumos do SBT. Ele delegou inteiramente para as filhas e a dona Íris o comando da televisão. Voltar ao ar não tem mais essa possibilidade”, diz Ricco. “A vida dele virou assistir a séries e receber os netos nas quartas-feiras. Vira uma festa a casa dele. É o dia mais aguardado pelo Silvio”, acrescenta.
Fonte:R7