A iniciativa visa capacitar diretores e acompanhadores espirituais de jovens que estejam em discernimento vocacional ou já em preparação para o sacerdócio nos seminários e centros de formação em Alagoas, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. A escola responde a um “apelo” dos reitores e formadores que participaram do encontro da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil NE 2, em novembro do ano passado, que refletiu a dimensão espiritual na formação dos futuros presbíteros
A Comissão Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB Nordeste 2 anunciou, nesta terça (5), a criação da Escola de Formação para Orientadores Espirituais (EFOE). A iniciativa visa capacitar diretores e acompanhadores espirituais de jovens que estejam em discernimento vocacional ou já em preparação para o sacerdócio nos seminários e centros de formação presentes em Alagoas, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
Em carta enviada aos irmãos no episcopado, o bispo de Caicó (RN) e referencial para Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e para o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional (SAV/PV) da CNBB Nordeste 2, dom Antônio Carlos Cruz Santos, justificou a implantação da EFOE. Segundo o religioso, a escola responde a um “apelo” dos reitores e formadores que participaram do encontro da OSIB NE 2, em novembro do ano passado, que refletiu a dimensão espiritual na formação dos futuros presbíteros.
“O motivo que resultou neste projeto foi a necessidade cada vez mais urgente de uma melhor preparação daqueles que exercem ou que estão prestes a exercer esta função tão bela, seja no processo formativo em nossos seminários ou casas de formação, seja no processo anterior ao ingresso delas”, afirma dom Antônio Carlos.
Teoria e prática
A Escola de Formação para Orientadores Espirituais da CNBB Nordeste 2 vai funcionar em quatro módulos com aulas virtuais semanais e também presenciais. O módulo 1 começa no próximo dia 4 de abril e segue até 24 de maio com encontros online nas quintas e sextas. O segundo módulo está marcado para o período de 29 de maio a 16 de agosto.
Nessa primeira metade do curso, os alunos vão aprender sobre “História e Fundamentos da Orientação Espiritual”, Introdução à Práxis da Orientação Espiritual”, “Práxis Avançadas da Orientação Espiritual” e “Oração Cristã, Discernimento e Oração Espiritual”.
Os módulos 3 e 4 da EFOE serão realizados presencialmente na sede da CNBB Nordeste 2, no Recife (PE), com aulas entre os dias 2 e 6 de setembro e 2 e 6 de dezembro, respectivamente. De acordo com a matriz curricular, a última etapa do curso terá como disciplinas “Tópicos em Cristologia e Orientação Espiritual”, “Estágio Supervisionado em Orientação Espiritual I e II” E “Tópicos em Pneumatologia, Eclesiologia e Orientação Espiritual”. O curso completo terá uma carga horária de 144 horas/aula.
Inscrição
As inscrições para a primeira turma da EFOE foram abertas nesta terça e seguem até o dia 25 de março. Cada diocese e arquidiocese pode matricular até dois alunos, além disso a equipe do SAV/PV Nordeste 2 também tem direito a duas vagas.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o link do formulário eletrônico enviado na carta aos bispos e arcebispos, mediante aval dos epíscopos. O investimento no curso pode ser de R$ 2.300 para os alunos que optarem apenas pela alimentação nos módulos presenciais e de R$ 3.020 aos que preferirem a pensão completa (hospedagem e alimentação).
(Fonte – CNBB NE2)