Toda a unidade passará por adequações e melhorias
A Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho está entre as unidades de saúde que começaram a receber melhorias e reformas. Alguns setores já receberam obras, como a sala de curativos e a de fisioterapia. Mas toda a unidade passará pelas adequações necessárias para melhor atender os pacientes. Atualmente, a clínica oferece 18 especialidades médicas e diversos serviços, como ultrassonografia e radiografia.
A clínica do Barro Vermelho também tem o diferencial de ter ambulatório de saúde mental (Nise da Silveira) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) dentro do espaço. Os dois serão remodelados e reformados. Todo o setor da saúde mental receberá obras e o CEO – que tem abertura para o atendimento para dentro da clínica – terá abertura para a lateral da unidade e ganhará mais um consultório, funcionando como um setor independente.
Uma sala desativada e reformada nos fundos da clínica será a regulação – local onde os pacientes podem agendar consultas e exames. O espaço receberá cobertura e cadeiras para que os usuários possam esperar em local adequado e sem exposição ao tempo. Uma nova sala de curativos com recepção – toda climatizada – já foi construída e entrará em uso nas próximas semanas.
“Estamos melhorando toda a estrutura física. Vamos reformar todos os banheiros. Dentro e na área externa, serão construídos banheiros para pessoas com deficiência (PCD). A sala de acolhimento, que já está sendo reformada, terá a porta com abertura para fora da unidade. Hoje, a porta abre ao lado da recepção e aglomera muitas pessoas no espaço, que ainda tem o bebedouro e o banheiro na mesma entrada. Com a reforma, todo o fluxo vai mudar e daremos mais dignidade aos pacientes”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.
Assim como outras unidades que não podem deixar de atender, as obras acontecem por etapas para não atrapalhar os atendimentos aos pacientes. Toda a clínica passará por reformas, pintura, revisão das redes elétrica e hidráulica e melhorias em geral. “A sala de fisioterapia já foi entregue e está funcionando. O telhado foi todo reformado antes do início das demais obras para evitar novos vazamentos. Aos poucos, vamos ajustando e melhorando”, explicou a diretora da unidade, Caroline Brasil.
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo realiza obras de manutenção e adequação em várias unidades de saúde. O objetivo é oferecer ambientes adequados para os pacientes e funcionários. As obras são uma determinação do prefeito Capitão Nelson para que os pacientes tenham instalações mais humanizadas e consigam ser melhor acolhidos pelos funcionários.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo