Super Mundial de Clubes: Fifa antecipa data de sorteio; veja quando será

Esportes

Torneio com 32 times nos Estados Unidos será entre junho e julho de 2025

A Fifa comunicou aos seus filiados que vai sortear os grupos do Super Mundial de Clubes entre junho e julho de 2024, um ano antes, portanto, da disputa da competição. Inicialmente o sorteio ocorreria apenas em dezembro deste ano.

O novo formato do Mundial terá 32 participantes e a primeira edição será nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.

O sorteio será em uma cidade do país-sede, a ser anunciada. As regras do evento também serão divulgadas, como quais clubes serão os cabeças de chave.

Três brasileiros confirmados
Três brasileiros já estão classificados: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões das últimas edições da Libertadores.

Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e Botafogo podem pegar a quarta vaga, caso vençam a Libertadores de 2024.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) terá ainda mais duas vagas, via ranking, mas não podem ficar com uma equipe brasileira porque já tem mais de dois classificados via título continental. Boca Juniors-ARG e River Plate-ARG são os favoritos para se garantirem no Mundial via ranking.

Dos 32 participantes, 21 já estão classificados. Entre junho e julho deste ano, a Fifa espera que 28 times sejam conhecidos para o sorteio. Faltaria a definição do indicado do país-sede e os três sul-americanos restantes, que serão conhecidos apenas em novembro de 2024.

O novo Mundial
A direção da Fifa projeta uma receita de US$ 2,5 bilhões (R$ 12,4 bilhões) para o novo Mundial de Clubes. O torneio será quadrienal e terá 32 participantes: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro das Américas do Norte e Central, quatro da África, quatro da Ásia, um da Oceania e outro representante do país-sede.

Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final.

No calendário, a Fifa vai propor que os clubes tenham ao menos três dias de folga entre um jogo e outro, para evitar problemas com a associação internacional de jogadores, que tem preocupação com mais um torneio em um já inchado calendário.

O critério de classificação, basicamente, coloca no Mundial-2025 os campeões continentais de 2021 a 2024.

Nos casos da Europa e da América do Sul, que têm mais de quatro vagas, um ranking, com base em desempenho na Liga dos Campeões e na Libertadores nos quatro anos que antecedem ao campeonato, definirá os últimos qualificados.

Times já classificados para o Super Mundial da Fifa
América do Sul (6 vagas)
Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021
Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
Fluminense – campeão da Libertadores de 2023
Europa (12 vagas)
Chelsea – Inglaterra
Real Madrid – Espanha
Manchester City – Inglaterra
Porto – Portugal
Benfica – Portugal
Inter de Milão – Itália
PSG – França
Bayern de Munique – Alemanha
Borussia Dortmund – Alemanha
Juventus – Itália
Américas do Norte e Central (4 vagas)
Monterrey – México
Seattle Sounders – EUA
León – México
África (4 vagas)
Al-Ahly – Egito
Wydad Casablanca – Marrocos
Ásia (4 vagas)
Al-Hilal – Arábia Saudita
Urawa Red Diamonds – Japão
Oceania (1 vaga)
Auckland City – Nova Zelândia