GARI ESCRITOR DO RIO É SELECIONADO PARA PALESTRAR EM CONFERÊNCIA NOS ESTADOS UNIDOS

Rio de Janeiro

Convidado para palestrar sobre a importância do saneamento básico na próxima Conference at Harvard & MIT, nos dias 6 e 7 de abril, em Cambridge, nos Estados Unidos, o gari e escritor Valdeci de Souza Boareto entrará pela primeira vez em um avião, no dia 5, cheio de sonhos e muita história para contar. Autor do livro “Comportamento que te salva”, ele fala da sua trajetória até chegar à primeira publicação e ao reconhecimento público. Com uma infância complicada na favela de Acari, na Zona Norte do Rio, foi durante a pandemia que decidiu sair de onde nasceu e se isolar em uma casa em uma área rural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde começou a escrever.

Com 55 anos, é a primeira vez que Valdeci vai viajar de avião e a segunda que sairá do Estado do Rio. Durante toda a vida, só tinha viajado uma vez para Minas, de ônibus.

Valdeci explica que não teve muito contato com os livros durante a vida e que a pandemia o fez repensar na sua missão.

Valdeci conta que a ideia do livro surgiu quando um amigo escritor perguntou se ele tinha alguma história para contar.

— Falei que estava escrevendo histórias de pessoas que conheci. Ao longo da vida conheci muita gente e, mesmo muitas das que tinham um QI elevado não conseguiram resistir aos dias maus. Esse livro fala sobre resiliência e empatia, bate na vida de cada um. Já engoli passei por muitos problemas e percebi que através do comportamento a gente salva vidas, empregos e aqueles que estão perto de nós.