Neste ano, o ovo foi pintado com uma representação de uma casa enxaimel, uma homenagem à técnica de construção germânica que faz parte da história da região.
Pomerode, no Vale do Itajaí, se transforma todos os anos na terra da Páscoa ao manter viva a tradição alemã por meio da Osterfest. O evento, considerado o maior do gênero no Brasil pela prefeitura da cidade catarinense, atrai visitantes de diversas partes do país. Entre as atrações está o maior ovo de Páscoa decorado do mundo, com 16 metros de altura, segundo o município.
Neste ano, o ovo foi pintado com uma representação de uma casa enxaimel, uma homenagem à técnica de construção germânica que faz parte da história da região. A escolha coincide com a celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.
Além disso, a estrutura do ovo também reconhece o fato de que Pomerode abriga a maior concentração de casas enxaimel fora da Europa. A rota foi finalista no Prêmio Nacional de Turismo do país.
A festa teve início no dia 8 de março e segue até este domingo (31). O ingresso custa R$ 8, com meia-entrada conforme legislação. Desde a abertura, foram mais de 20 atrações no Centro Cultural da cidade.
Além do ovo gigante, a festa conta com Osterbaum, uma árvore decorada com 85 mil cascas de ovo.
A tradição da Osterbaum remonta às suas raízes pagãs. Originada como uma forma de celebrar o término do inverno pelos alemães, os galhos secos eram enfeitados com ovos coloridos em antecipação à chegada da primavera no hemisfério norte.
Conforme a organização do evento, com o passar do tempo, a tradição adquiriu significado cristão. Os galhos passaram a simbolizar a morte e o sofrimento de Jesus, enquanto os ovos coloridos passaram a representar a alegria da ressurreição. Já as cascas vazias dos ovos remetem a ressurreição e renovação.
Fonte: G1