“Busquem um ideal”, é a exortação do Papa aos jovens da paróquia Santa Bernadete: “O Senhor tem para cada um de nós um desígnio. Cada um deve tentar entender o que o Senhor quer de nós, perguntem. Perguntem ao Senhor na oração: que quer de mim?”
A paróquia de Santa Bernadete Soubirous, no leste de Roma, foi escolhida para o segundo encontro intitulado “Escola de oração”, em vista do Jubileu. Trata-se de uma hora de catequese feita pelo Papa uma vez por mês até o início do Ano Santo.
No teatro da paróquia, reuniram-se 80 adolescentes com mais de 15 anos para um diálogo com o Pontífice, que preferiu deixar de lado o discurso preparado para a ocasião sobre a oração de intercessão.
As perguntas foram sobre inúmeros temas, inclusive sobre a existência de Deus. Falou-se sobre vocação, coragem, natalidade, testemunho – assuntos sempre intercalados com lembranças da juventude do próprio Papa.
“Ninguém deve ser condenado se não crê. É importante estar em caminho. Se vejo um jovem que não se mexe, que está sentado na vida, que não gosta de se mexer, é ruim. Mas se vejo um jovem que se mexe, ‘chapeau’!”
“Busquem um ideal”, é a exortação do Papa, que encorajou:
“O Senhor tem para cada um de nós um desígnio. Cada um deve tentar entender o que o Senhor quer de nós. Perguntem ao Senhor na oração: que quer de mim?”
Mesmo dirigido aos jovens, Francisco não deixou de saudar os fiéis de todas as idades, dentro e fora da paróquia.