Avião da Latam de Milão para São Paulo bate a calda no chão e precisa da meia volta

Internacional

Um voo da LATAM de Milão para São Paulo teve problemas na decolagem nesta tarde, na Itália, e precisou dar meia-volta e pousar em emergência. O voo LA-8073, operado pelo Boeing 777-300ER de matrícula PT-MUG, decolou no final da pista do Aeroporto Malpensa (que futuramente se chamará Silvio Berlusconi), batendo a cauda no chão.

Relatos iniciais (não confirmados até o momento) dão conta de que a decolagem tardia teria ocorrido por uma suposta falta de potência nos motores, que não geraram empuxo necessário para sair da pista naquela condição.

A mídia italiana relata que “destroços” foram encontrados na pista, e uma foto da decolagem do 777 mostra que muita poeira foi levantada, reforçando a teoria de que o avião saiu do chão no final da pista.

Por estar acima do peso máximo de pouso, o jato precisou fazer várias voltas (órbitas) para alijar combustível e reduzir o peso. O pouso foi feito na pista 35R em torno de 1 hora após a decolagem, já que a pista 35L, a qual a aeronave tinha decolado, ainda se encontrava interditada para limpeza e inspeção de segurança.

Após o pouso, o jato foi acompanhado de caminhões dos bombeiros até o portão. Por causa deste incidente, o Aeroporto de Milão ficou parcialmente fechado e os voos partindo estão com atraso próximo de 1 hora.

Fonte e imagem: aeroin