O que se sabe sobre o avião que caiu com 61 pessoas a bordo em Vinhedo

Brasil

Um avião da Voepass Linhas Aéreas com 61 pessoas caiu na tarde desta sexta-feira (9/8) em uma área residencial da cidade de Vinhedo, a cerca de 80 km de São Paulo.

O voo 2283 saiu de Cascavel (PR) às 11h46 com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP) e levava 57 passageiros e quatro tripulantes. O acidente ocorreu por volta das 13h20 e não deixou sobreviventes.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a aeronave despencando enquanto girava no ar. Em seguida, as imagens mostram uma explosão e fumaça preta saindo do local.

Vinhedo é uma cidade formada por muitos condomínios e chácaras. A aeronave caiu em uma residência, que, no momento do acidente, estava vazia.

As investigações sobre a causa do acidente ainda estão em fase inicial e, segundo o brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), “tudo ainda é prematuro”.

Ele classificou o acidente como “complexo” e “catastrófico”.

Em uma coletiva de imprensa às 20h, a Voepass afirmou que a empresa está consternada e trabalhando com as autoridades para tentar descobrir as causas do acidente.

O CEO da empresa, Eduardo Busch, lamentou as mortes e afirmou que a tripulação do voo era experimente e muito competente.

A empresa também disse que a operação da empresa foi afetada pelo “abalo psicológico” gerado pelo acidente.

“Nós ligamos para todos os tripulantes e os liberamos caso não estejam se sentindo bem o suficiente para trabalhar”, disse Marcel Moura, Diretor de Operaçõesda Voepass.

Aeronave não reportou emergência
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou que o voo “ocorreu dentro da normalidade até as 13h20”.

No entanto, partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, e também não declarou emergência, nem reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato com a aeronave ocorreu às 13h22.

“Não houve, por parte da aeronave, comunicação com os órgãos de controle de que haveria uma emergência”, pontuou o brigadeiro Marcelo Moreno.

O DECEA informou também que o Salvaero, que coordena as operações de salvamento, foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condomínio.

Quem eram as vítimas?
Em entrevista coletiva, Eduardo Busch, CEO da Voepass, afirmou que a maioria dos passageiros eram de Cascavel e São Paulo.

A Voepass divulgou a lista com os nomes de todos os passageiros que estavam a bordo do voo 2283.

Pelo menos duas das vítimas eram médicos do hospital Uopeccan, em Cascavel, que estavam indo para um congresso em São Paulo.

O hospital confirmou as mortes mas ainda não divulgou o nome das vítimas.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma nota se solidarizando com todas as famílias, e, em especial, aos parentes e amigos dos médicos que estavam a bordo.

A tripulação era composta por Debora Soper Avila, Rubia Silva de Lima, Humberto de Campos Alencar e Silva e Danilo Santos Romano.

Aeronave não tinha restrições

foi governador de São Paulo, foi às redes sociais nesta tarde para prestar solidariedade. “Transmito meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas da queda de um avião em Vinhedo. Que Deus conforte seus corações neste momento de dor”, escreveu ele no X (antigo Twitter).

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estava em Vitória (ES), para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) no momento do ocorrido. Nas redes sociais, ele disse que equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil já estão no local da queda do voo.

“A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e a Polícia Civil estão mobilizadas no resgate das vítimas e equipes do Instituto Médico Legal (IML) foram encaminhadas ao local para reforço”, disse o governador.

Ele afirmou que o governo paulista “vai prestar todo o suporte e divulgar todas as informações necessárias”.

“Minha solidariedade a todas as vítimas e afetados por essa tragédia.”

Segundo a conta oficial do governo do Estado de São Paulo no X, o governador está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes.

Já o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disse, também no X, que viajaria até Vinhedo para acompanhar as buscas.

“O Paraná está de luto”, afirmou.

Em nota, a Voepass informou que presta informações a todos os passageiros da companhia, familiares e colaboradores pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h.

Reportagem em atualização. Mais informações em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *