Um ATR-72 é um turboélice muito seguro.

Brasil

Já voei mais de 20 vezes em um.
O que pode ter ocorrido é que segundo informações metereológicas, pode ter ocorrido:
formação de gelo na aeronave, que ocasionalmente pode travar os flaps.
No último contato de radar, a aeronave deu início a um desvio de rota.
Ouve-se uma explosão nos céus
esta aeronave pode voar com apenas um motor ou mesmo ambos desligados desde que haja velocidade suficiente para manter a superioridade aérea (sustentação)
Pessoas ouviram o motor mais alto que o normal
De fato um turboélice não faz som similar ao de um helicóptero, pode ter indicativa de perda de potência. É notável o som em diversos vídeos.
A aeronave estando em curva e perdendo os dois motores pode ter gerado a brusca perda da sustentação. Entrando em stall.
Lembrando que a aeronave também já estava dando início aos procedimentos de aterrisagem.
Em procedimento de aterrisagem se reduz a velocidade.

Isso é somente uma das HIPÓTESES. O que precisa se deixar claro é que são uma série de fatores que levam a queda de uma em aeronave. Não descartando pane de controles. Nos resta aguardar a perícia final do CENIPA.

Infelizmente se perderam 61 vidas, e foi um pesadelo dentro do avião com certeza. Quem não morreu na explosão ou na queda, morreu segundos depois com as fraturas múltiplas da queda. Também houve a ejeção de corpos no impacto.

Descansem em paz.

Texto: Carlos Alberto de Nóbrega

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