“Vem Espírito Santo, aquece o meu coração!”

Igreja

O Papa Francisco, ao refletir sobre a oração como uma relação com a Santíssima Trindade, em particular com o Espírito Santo, nos ajuda a seguir nosso itinerário neste Ano da Oração rumo ao Jubileu de 2025.

“O Espírito Santo é o dom fundamental que Jesus prometeu nos enviar”, ensina o Santo Padre, e sem o Espírito, não há relação com Cristo e com o Pai, porque o Espírito abre o nosso coração à presença de Deus:

“Se realmente podemos invocar Deus chamando-o ‘Abbá-Pai’, é porque o Espírito Santo habita em nós; é Ele que nos transforma profundamente e nos faz experimentar a alegria comovente de sermos amados por Deus como verdadeiros filhos. Todo trabalho espiritual dentro de nós em relação a Deus é obra do Espírito Santo. Ele trabalha em nós para levar adiante a nossa vida cristã em direção ao Pai com Jesus.”

Segundo o Papa, a presença do Espírito Santo em nosso coração é como uma lâmpada sempre acesa, e para mantê-la assim, é preciso cultivar uma vida de oração:

“Muitas vezes acontece que não rezamos, ou não temos vontade de rezar, ou não sabemos ou rezamos como papagaios, com a boca, mas o coração distante. Este é momento de dizer ao Espírito Santo: Vem, vem Espírito Santo, aquece o meu coração! Vem e ensina-me a rezar, ensina-me a olhar o pai, a olhar o filho. Ensina-me o caminho da fé. Ensina-me como amar, sobretudo ensina-me a ter um comportamento de esperança. Invocar o Espírito continuamente para que esteja presente em nossa vida. É o Espírito que escreve a história da Igreja e do mundo. Nós somos páginas abertas, disponíveis para receber a sua caligrafia. E em cada um de nós o Espírito compõe obras originais, porque nunca há um cristão que seja completamente idêntico a outro.”

Não nos esqueçamos, completa Francisco, “o Espírito está presente em nós. Ouçamos o Espírito, invoquemos o Espírito. Ele é o presente que Deus nos deu. Diga ao Espírito: “Espírito Santo eu não sei como é o teu rosto, mas sei que és a minha força, a minha luz, que é capaz de fazer-me caminhar e ensinar-me a rezar”.
.
.

papafrancisco #oração #espíritosanto #anodaoração #jubileu2025 #vaticannewspt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *