O Rio de Janeiro conquistou uma posição de destaque entre as cidades mais habitáveis da América Latina em 2024, ficando em 6º lugar no levantamento realizado pela renomada revista inglesa ”The Economist”. No ranking, que avalia um total de 173 cidades em todo o mundo, o Rio aparece, por exemplo, à frente de São Paulo, que ocupa a 7ª posição na região. A capital argentina, Buenos Aires, foi considerada a cidade mais habitável da América Latina em 2024.
Além de Buenos Aires, Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile) aparecem, respectivamente, em 2º e 3º lugares na América Latina, com pontuações superiores a 80. Em seguida, estão San Juan (Porto Rico), Lima (Peru) e San José (Costa Rica).
A classificação do Rio de Janeiro no índice considera cinco categorias essenciais: estabilidade, saúde, cultura e ambiente, educação e infraestrutura. Esses critérios refletem uma melhora na qualidade de vida e na oferta de serviços, que têm mantido a cidade entre as preferidas para morar na América Latina, apesar dos desafios urbanos. A cidade se destaca pelo cenário cultural vibrante, pontos turísticos icônicos e a infraestrutura aprimorada para receber tanto moradores quanto turistas.
Fonte: Diário do Rio