Alunos realizaram aula prática na APA de Maria Paula
Com mais de 20 alunos, a primeira turma de 2025 do Curso de Voluntários da Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo encerrou a sua participação em uma aula prática na Área de Proteção Ambiental Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula (APA), na tarde desta segunda-feira (20).
A aula foi ministrada por agentes da Defesa Civil e pelo subsecretário da pasta, Major Felipe Assumpção, que reforçou a importância de formar essa equipe de voluntários para a cidade.
“Com essa formação da turma de voluntários, que conta com moradores de diversos bairros, podemos ver que o município vai estar cada vez mais forte e resiliente, com munícipes capacitados e preparados para agir em casos de emergência. Pretendemos formar mais turmas durante o ano”, disse.
Nesta atividade prática, os alunos aprenderam sobre resgate de feridos, primeiros-socorros e orientação para a população em casos de desastres, combate a princípios de incêndio e atendimento pré-hospitalar.
A futura voluntária da Defesa Civil, Luciana Xavier, de 44 anos, destacou a relevância do curso para a população.
“Todo aprendizado no curso é muito importante para ajudarmos a população em situações de desastres. Eu indico essa experiência para todo mundo. Agora, nós estamos confiantes para pôr em prática tudo que aprendemos junto à Defesa Civil”, afirmou.
Com a conclusão do curso, os participantes ganharam um certificado e poderão atuar em abrigos provisórios, além de auxiliar a Defesa Civil em situações de desastres naturais.
O curso é composto por cinco módulos e ensina sobre noções básicas de Defesa Civil e voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio, atendimento pré-hospitalar e a importância da higienização das residências após chuvas, dentre outros. Vale reforçar que os voluntários não possuem a capacitação para salvar e resgatar pessoas como se fossem bombeiros ou agentes da Defesa Civil.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo