É apenas a quinta vez no período em que o time inicia com derrota o mata-mata. Nas quatro anteriores, conseguiu a virada em duas
O Flamengo precisa reverter o resultado para ser campeão da Recopa. A derrota para o Independiente del Valle foi apenas o quinto revés no jogo de ida em fases eliminatórias desde 2019. Agora, o Rubro-Negro precisa repetir o que fez contra o Emelec, em 2019, e contra o Atlético-MG, em 2022, para levantar a taça no Maracanã.
Dos quatro mata-matas em que saiu atrás na ida, o Flamengo só não reverteu em duas ocasiões: contra o São Paulo, na Copa do Brasil em 2020, e contra o Fluminense, pelo Carioca em 2022. Ou seja, contra o del Valle, é o tira-teima do elenco rubro-negro.
Nas duas situações que o Flamengo não conseguiu reverter o resultado, o clube perdeu um jogo de volta, contra o São Paulo pela Copa do Brasil, e empatou com o Fluminense pelo Carioca.
O Flamengo já disputou 61 jogos de fases eliminatórias (ida e volta) desde 2019. O recorte é esse já que o atual elenco começou a ser montado naquele ano. São 41 vitórias, 13 empates e sete derrotas – ao todo, 74,3% de aproveitamento.
Flamengo em desvantagem no jogo de ida
IDA VOLTA COMPETIÇÃO
Emelec 2 x 0 Flamengo Flamengo 2 (4 x 2) 0 Emelec Oitavas da Libertadores de 2019
Flamengo 1 x 2 São Paulo São Paulo 3 x 0 Flamengo Quartas da Copa do Brasil de 2020
Flamengo 0 x 2 Fluminense Fluminense 1 x 1 Flamengo Final do Carioca de 2022
Atlético-MG 2 x 1 Flamengo Flamengo 2 x 0 Atlético-MG Oitavas da Copa do Brasil de 2022
Fonte: Espião Estatístico
Curiosamente, os dois jogos em que o Flamengo conseguiu reverter o resultado o clube perdeu a partida de ida como visitante. Ou seja, conseguiu a virada jogando em casa com o apoio da torcida.
Não à toa, David Luiz e Fabrício Bruno lembraram da força da torcida quando concederam entrevista coletiva após a derrota em Quito. Os jogadores convocaram os torcedores para a partida do Maracanã.
+Fabrício Bruno conta com torcida do Flamengo para virada no Maracanã
O tira-teima do Flamengo acontece na terça-feira, às 21h30, no Maracanã. O clube carioca precisa vencer o Independiente del Valle por dois gols de diferença para garantir o título no tempo regulamentar.
Relembre as recentes viradas marcantes
Flamengo 2 x 0 Emelec
O Flamengo precisou de um Gabi intenso e iluminado para empatar o confronto em apenas 20 minutos. O combustível acabou e o elenco administrou o resultado em uma atmosfera contagiante no Maracanã. A decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças, Arrascaeta, Bruno Henrique, Rafinha e Renê cobraram com a calma. Diego Alves defendeu uma cobrança e a outra parou no travessão. Assim, o Maracanã explodiu e o Flamengo se classificou às quartas daquela Libertadores que viria levantar a taça novamente desde 1981.
Flamengo 2 x 0 Atlético-MG
O clima de virada começou muito antes da partida no Maracanã. A declaração de Gabi ainda no Mineirão, após a derrota por 2 a 1, estabeleceu a atmosfera do jogo que aconteceria só no mês seguinte.
O Maracanã lotado com festa na arquibancada, união das torcidas e o mosaico com “Bem-vindos ao inferno” foi o palco de um Arrascaeta iluminado para marcar os dois gols da vitória rubro-negra.
A segunda virada épica do elenco rendeu a classificação às quartas da Copa do Brasil. No fim, o Flamengo também se consagrou campeão da competição.
Fonte: GE