Vietnã: a fé e a caridade dos católicos vietnamitas no tempo da Páscoa

Igreja

Há uma grande participação, especialmente dos jovens, no tempo da Páscoa, no santuário dedicado ao beato Andrew Phu Yen, onde os peregrinos recitam orações e pedem graças. O santuário está localizado na província de Quang Nam, na Diocese de Da Nang. O beato nasceu em 1625. Quando adolescente, já era catequista. Foi decapitado aos 19 anos de idade por sua determinação de “permanecer fiel a Jesus até seu último suspiro”. Foi beatificado por São João Paulo II em 5 de março do ano 2000
Vatican News

As liturgias pascais foram celebradas solenemente e com grande participação de fiéis em todas as dioceses da Igreja vietnamita. O tempo pascal nas comunidades vietnamitas é acompanhado de fervorosas obras de caridade, pela pregação de um anúncio de esperança e pela oração em santuários.

Celebrando a Ressurreição no Domingo de Páscoa, dom Joseph Nguyen Chi Linh, arcebispo de Hue, no centro do Vietnã, disse: “A Páscoa divide a história da salvação em duas partes. Aquela em que estamos é a parte com o futuro brilhante, na nova vida dada por Cristo ressuscitado, que nos ajuda a caminhar serenamente em nossa fé e a seguir firme e corajosamente para pregar o Evangelho da Páscoa”.

“Para nós, a Páscoa não é um evento a ser celebrado como memória, mas um momento de graça que muda a vida e nos eleva das tristezas e dos vícios do passado para uma nova vida”.

Trabalho de caridade para ajudar os pobres e doentes
O espírito da ressurreição se expressa em obras de caridade e de evangelização. Na Diocese de Hue, grupos de voluntários todos os domingos coletam artigos usados doados pelas famílias, os separam, os reciclam e os revendem aos comerciantes: os lucros compõem um fundo para ajudar pessoas em situações difíceis ou indigentes.

Na Diocese de Ba Ria (sul do Vietnã), respondendo ao chamado do bispo Emmanuel Nguyen Hong Son, os fiéis em associações e paróquias dedicam muito tempo e esforço ao trabalho de caridade para ajudar os pobres e doentes.

As “refeições do amor”

Em Hanói (norte do Vietnã), o arcebispo Joseph Vu Van Thien visitou e encorajou os voluntários das “refeições do amor”, as refeições trazidas aos pacientes do Hospital do Câncer Tan Trieu “para expressar solidariedade aos pacientes com câncer que estão sendo tratados no hospital”.

Em uma visita organizada pela Caritas da diocese, padres, freiras, seminaristas e religiosos também visitaram o Hospital Psiquiátrico e a Associação para Cegos da cidade de Hue, trazendo conforto, sorrisos, solidariedade, esperança e uma única mensagem: o amor e a misericórdia de Deus que salva cada pessoa.

Phu Yen beatificado por São João Paulo II no ano 2000
Há uma grande participação, especialmente dos jovens, no tempo da Páscoa, no santuário dedicado ao beato Andrew Phu Yen, onde os peregrinos recitam orações e pedem graças. O santuário está localizado na província de Quang Nam, na Diocese de Da Nang (centro do Vietnã).

O beato Andrew Phu Yen nasceu em 1625. Quando adolescente, já era catequista ao lado do padre jesuíta Alexandre de Rhodes. Foi decapitado aos 19 anos de idade por sua determinação de “permanecer fiel a Jesus até seu último suspiro” em 26 de julho de 1644, no local do santuário. Foi beatificado por São João Paulo II em 5 de março de 2000. Ele é um ponto de referência e fonte de inspiração para a fé dos jovens vietnamitas.

(com Fides)