São Bento Menni “Fundador”24 De Abril

Igreja

Bento Menni nasceu em Milão, Itália, em 1841. Aos dezanove anos entra na Ordem de São João de Deus e em 166 recebe em Roma a ordenação sacerdotal.

Aos vinte e seis anos é enviado por Pio IX a Espanha para nela restaurar a sua Ordem. Inicia o seu apostolado em Barcelona num ambiente social, político e religioso de conflitos que chegarão a custar-lhe a prisão e até a expulsão da cidade. A sua missão era espalhar caridade entre os mais doentes e desprotegidos.

Toma parte na guerra carlista como enfermeiro da Cruz Vermelha: colabora na campanha contra a cólera, que nessa altura invade Madrid, Aragão e Andaluzia. Funda hospitais e reforma a assistência psiquiátrica, prestando às vitimas de doenças mentais uma atenção humana e sanitária , bem acima do que se praticava.

Juntamente com Maria José Récio e Maria das Angústias Jiménez, o padre Bento funda a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Em 1881 abrem o primeiro centro hospital nos arredores de Madrid.

Bento Menni, homem de caridade inesgotável e de excecionais qualidades de gestão e governo, criou vinte e dois grandes centros assistências, hospitais gerais e hospitais psiquiátricos, sendo considerado o precursor da primeira rede assistencial de psiquiatria em Espanha, que depois se espalhou por muitos outros países.

Bento Meni faleceu em 24 de abril de 1914. Foi beatificado em 1985 por João Paulo II. O mesmo Papa que o canonizou em 1999.