O Coringão Antifa, um grupo de torcedores do Corinthians, anunciou em suas redes sociais que fará um protesto contra a contratação do técnico Cuca nesta segunda-feira. A manifestação está marcada para as 19h (de Brasília), em frente ao Parque São Jorge.
“Que nosso amor pelo Corinthians mantenha a chama do lampião acesa e a disposição constante para resgatar o time do povo das mãos desses canalhas”, escreveu o grupo em sua página oficial do Instagram.
Alguns membros da torcida do Corinthians têm se mostrado contrários à chegada do treinador por conta de sua condenação por estupro no “caso Berna”, de 1987. Cuca, por sua vez, nega sua participação no episódio e se diz “inocente”.
Na última sexta-feira, dia que foi apresentado no clube, integrantes de movimentos feministas protestaram contra o comandante no CT Dr. Joaquim Grava. Estiveram presentes na manifestação afiliados do Loucas Por Ti e Movimento Toda Poderosa Corinthiana, do grupo Revolução Corinthiana e da torcida organizada Gaviões da Fiel, especialmente mulheres.
Além do protesto, os muros do Parque São Jorge amanheceram pichados naquela data, com dizeres contrários à chegada de Cuca. Muitos torcedores também se manifestaram fortemente na internet contra a contratação. Algumas torcidas organizadas, como Camisa 12, Estopim e Pavilhão 9, publicaram notas de repúdio. A Gaviões da Fiel ainda não se manifestou.
Esta é a primeira vez que Cuca dirige o Corinthians. Ao longo de sua carreira, o treinador de 59 anos já comandou clubes como São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Santos.
Em sua carreira, Cuca já conquistou uma Copa Libertadores (2013), dois Campeonatos Brasileiros (2016 e 2021), uma Copa do Brasil (2021), quatro Campeonatos Mineiros (2011, 2012, 2013 e 2021) e um Campeonato Carioca (2009).
Sua estreia no Timão ocorreu no último domingo, quando a equipe foi derrotada pelo Goiás, por 3 a 1, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Pressionado, o time volta a campo nesta quarta-feira pela terceira fase da Copa do Brasil, contra o Remo, às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.
Fonte: Gazeta Esportiva