Argentino segue roteiro de ação como embaixador do turismo no país, em viagem que motivou punição do Paris. Atacante e clube ainda não se manifestaram
Horas depois da notícia da suspensão dada pelo PSG, Messi apareceu, sorridente, ao lado de sua família em um passeio por Riade, na Arábia Saudita. O craque argentino seguiu o roteiro de sua viagem ao país, ação repreendida pelo time francês e que gerou sua punição
Vale ressaltar que a terça-feira foi de folga no PSG. O craque, no entanto, faltou à atividade de segunda-feira para viajar ao país do Oriente Médio. A viagem e a ausência no treino não foram comunicadas ao clube, que teria motivado a suspensão de duas semanas.
No fim da noite de terça, o ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al Khateeb, compartilhou fotos de Messi e sua família em um passeio pela capital saudita, Riade:
Ministro do Turismo da Arábia Saudita: Messi e sua família se deliciaram com uma grande seleção de cozinha internacional e uma luxuosa experiência de compras em #ViaRiyadh , seguida de uma tarde divertida de jogos, experiências de realidade virtual e tempo de qualidade para a família no Riyadh City Boulevard.
Embora a possível sanção tenha sido notícia nos principais veículos da França e em outros países da Europa, ela ainda não é oficial. O PSG não comunicou a suspensão, e o craque permanece calado sobre o tema.
Nesta quarta-feira, está previsto um treino pela manhã em Paris. Com a suspensão, de efeito imediato, Messi não poderia participar. O argentino está impedido de ir ao CT e atuar pela equipe nas partidas pelas próximas duas semanas. Ele também não receberá salário no período.
A imprensa francesa garante que o episódio serviu como estopim para o PSG decidir não renovar o contrato com Messi. O vínculo vai até junho deste ano. O craque, ausente dos dois próximos jogos do Paris devido à suspensão, terá, portanto, apenas mais três jogos para realizar na equipe, nas três últimas rodadas do Francês.
Entenda a punição a Messi
Messi foi suspenso pelo PSG por duas semanas por viajar sem autorização à Arábia Saudita. Ao lado da família, o craque viajou nesta segunda-feira, um dia após a derrota para o Lorient. O argentino é embaixador do turismo no país do Oriente Médio e tem um contrato milionário com o governo local.
Ministro do Turismo da Arábia Saudita: Estou feliz em receber Messi e sua família na Arábia para desfrutar dos destinos turísticos mágicos e experiências autênticas. Convido visitantes de todo o mundo para experimentar uma viagem única para a Arábia Saudita e sua hospitalidade.
Monarquia absolutista islâmica, a Arábia Saudita tem um regime de constantes violações aos direitos humanos, o que fez Messi ser criticado ao estabelecer um acordo comercial com o país. Além disso, o acordo chamou atenção por envolver um país que há pouco tempo não tinha relações diplomáticas com o Catar, dono do PSG.
Em junho de 2017, os sauditas, ao lado dos Emirados Árabes, Bahrein, Egito, Líbia, Maldivas e Iêmen acusaram o Catar de apoiar grupos terroristas, como a Irmandade Muçulmana. Incomodava também a estreita relação com o Irã xiita, principal inimigo dos sauditas, e a atuação da emissora Al Jazeera, poderosa rede de televisão do governo do Catar e, com folga, a mais influente na região. A crise teve fim com um acordo em janeiro de 2021.
Fonte: Ge