Zagueiro volta a jogar quatro partidas em sequência depois de três anos e agarra chance no início do Brasileirão. “Vem num crescimento grande e evolução”, elogia o treinador
Um dos jogadores do Vasco com atuações mais elogiadas neste início de Brasileirão é Robson Bambu. O zagueiro de 25 anos agarrou a chance que recebeu do técnico Maurício Barbieri e conquistou a posição de titular.
Robson teve desempenho destacado principalmente nas duas últimas rodadas, na derrota para o Bahia, em São Januário, e no empate com o Fluminense, no Maracanã. Na última terça-feira, Barbieri externou a consideração por Robson em entrevista coletiva.
- O Robson treina muito na academia para se cuidar. Vem num crescimento grande e evolução. Tem a característica de ser muito veloz e tem evoluído no jogo aéreo, que ele apresentava um pouco de dificuldade. Ele tem se entendido bem com o Léo – destacou o treinador vascaíno.
- É um dos jogadores que foram questionados sem ter a possibilidade de mostrar seu trabalho – acrescentou
Barbieri também comentou na coletiva que Robson “teve poucas vezes nos últimos anos” a sequência que vive no momento no Vasco. Prejudicado por lesões, o zagueiro fez apenas 38 jogos nos três anos anteriores à chegada ao Vasco, período em que defendeu Athletico, Nice (da França) e Corinthians.
A última vez que foi titular em quatro partidas seguidas havia sido em novembro de 2020, quando engatou uma sequência pelo Nice entre jogos do Campeonato Francês e da Liga Europa.
Confiança de Barbieri
Contratado ainda em janeiro, Robson Bambu foi o quinto de um pacotão de 16 reforços trazidos pelo Vasco para a temporada. Ele está emprestado pelo Nice até o fim do ano.
Zagueiro alto (1,84m) com convocações para as seleções de base, ele tem a precisão na saída de bola como uma das principais virtudes, o que condiz com o que Barbieri espera em jogadores da posição. No entanto, uma lesão o tirou da pré-temporada na Flórida, nos Estados Unidos, e dos primeiros jogos do Campeonato Carioca.
No Vasco, Robson é apontado como um jogador com postura exemplar nos treinos, sobretudo os físicos. Barbieri comentou na coletiva que foi preciso ajustar as cargas nas atividades de força e condicionamento para que o zagueiro não voltasse a sentir problemas musculares.
A questão das bolas aéreas, também citada pelo treinador, está sendo trabalhada. Na segunda rodada, ele errou no lance do primeiro gol do Palmeiras ao dar muito espaço para Rafael Navarro cabecear dentro da área, por exemplo
Manuel Capasso, contratação cara cuja negociação chegou a virar novela, terminou o Carioca como titular, apesar de falha grande no primeiro jogo da semifinal do Carioca contra o Flamengo (quando entregou a bola nos pés de Pedro). A expectativa era de que ele seguisse na equipe no início do Brasileirão.
Mas Robson Bambu ganhou a confiança do treinador no mês de hiato entre as duas competições, foi surpresa na primeira escalação contra o Atlético-MG e não saiu mais do time. Vivendo com a esposa e com a filha no Rio de Janeiro, ele já disse que quer aproveitar a mão estendida pelo Vasco depois de uma passagem apagado pelo Corinthians no ano passado.
Com Robson muito provavelmente entre os titulares, o Vasco volta a campo na quinta-feira para enfrentar o Coritiba, às 19h (de Brasília), no Couto Pereira, pela quinta rodada do Brasileirão.
Fonte: Ge