Ilhas turísticas em Vila Velha, no ES, estão proibidas de receber visitantes após casos de gripe aviária

Brasil

Bloqueio ocorre após dois novos casos de gripe aviária serem confirmadas na cidade. Até esta segunda (05), 24 casos de gripe aviária tinham sido confirmados no Brasil, sendo 15 no território capixaba.

A Prefeitura de Vila Velha, na Grande Vitória, proibiu nesta terça-feira (6) o acesso a cinco ilhas na costa da cidade por 180 dias, após dois casos de gripe aviária (vírus H5N1) serem confirmados no município esta semana. O bloqueio segue uma determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para evitar que pessoas tenham contato com aves contaminadas com a doença.

Segundo a prefeitura, as ilhas com visitas proibidas são:

Ilha dos Pacotes
Ilha da Pedra do Sapo
Ilha Pituã
Ilha Itatiaia
Ilha das Graças
As ilhas ficam na costa da Praia de Itapuã. Duas delas – ilhas Pituã e Itatiaia – são turísticas e muito visitadas até por moradores que conhecem a região por conta das águas claras e a beleza natural. No local, não há construções, apenas algumas prainhas de águas claras.

As visitas a esses locais acontecem diariamente e são feitas com pescadores da região, que usam os barcos para levar as pessoas até esses locais. Para entrar na ilha não é preciso pagar, mas os pescadores cobram um valor por pessoa. O trajeto dura poucos minutos, mas quem tem disposição consegue ir nadando: da orla até a Ilha Pituã são cerca de 300 metros de distância.

Fonte: G1