Como Allan pode se encaixar no Flamengo de Sampaoli? Comentaristas opinam

Esportes

Com acordo encaminhado, volante chegaria com status de titular do meio de campo

Se confirmada a contratação de Allan, o Flamengo ganhará no elenco um volante para melhorar a marcação e a saída de bola do time. De quebra, terá um atleta da confiança do técnico Jorge Sampaoli, com quem subiu de nível ao chegar ao Atlético-MG.

As partes entraram em acordo na última semana, mas ainda falta a assinatura do contrato. O Flamengo comprará 100% dos direitos econômicos por 8 milhões de euros – cerca de R$ 42 milhões na cotação atual.

Allan no Galo
No Atlético-MG, Allan foi titular em quase todos os momentos das últimas três temporadas. Mas foi com Sampaoli, no ano de estreia, que o volante mudou o status de promissor para um dos melhores volantes do futebol brasileiro. Cria do Internacional, o jogador se profissionalizou no futebol europeu, voltou ao Brasil em 2019, quando foi bem pelo Fluminense, e recebeu proposta do Galo no ano seguinte.

  • O Allan é um camisa 5 que tem a cara do Sampaoli: sabe defender bem, protege os zagueiros e tem uma saída de bola muito boa, limpa, que ajuda o time a ficar mais tempo com a posse, como o treinador pede. Ele é especialista em jogar curto com os zagueiros e volantes, dá segurança para eles. Sampaoli adora esse volante e mudou o Fla com o Pulgar assim. Allan chega como titular dessa camisa 5 dentro do 4-3-3 que ele está montando no Flamengo – explicou o comentarista e colunista do ge Leonardo Miranda.

No Atlético, Allan fez 170 partidas e desenvolveu uma das melhores saídas de bola do país. O jogador se sente confortável na intermediária, no auxílio dos zagueiros e na função de levar o jogo ao ataque. Ele não é um volante de chegada, e os números mostram isso: não fez gol com a camisa alvinegra e deu quatro assistências. As estatísticas em que o jogador tem destaque são as de passes, desarmes e recuperações.

O que o Fla ganha?
O comentarista Carlos Eduardo Mansur projeta que o reforço contribuirá defensivamente. Os gols e lances criativos continuarão com o pelotão de frente que a torcida rubro-negra já conhece. Allan, portanto, chegaria para dar segurança a um meio de campo que, em alguns jogos, tem dificuldade de competir.

  • Ele pode ajudar a combater dois problemas importantes do time. Um deles é fazer a bola sair de trás bem jogada, o Flamengo tem dificuldade com isso. Além disso, vai dar um pouco mais de vigor ao meio, porque o time tem dificuldade de competir em alguns jogos. Ganhar duelos, pressionar… É muito justificável o esforço que o Flamengo faz, inclusive do ponto de vista do gasto. Pela qualidade e por o Sampaoli conhecer completamente o jogador. Pode se enquadrar rapidamente na maneira de jogar – analisou.

Quem está ameaçado?
Se Allan tem status de titular, alguém terá de sair do time. No time de três volantes de Sampaoli, o único intocável parece ser Gerson. Só que Erick Pulgar ganhou espaço nas últimas semanas e melhorou o rendimento do setor. O que deixa Thiago Maia, mais discreto, como principal ameaçado a perder o posto. É a opinião do comentarista Henrique Fernandes.

  • O Allan é o cara da saída de bola. É a principal característica dele, essa tranquilidade para fazer o jogo construído desde o início. Ele pode jogar junto do Pulgar, que está crescendo de posição. Vejo o Thiago Maia mais ameaçado. O que eu acho que pesa é que, com Sampaoli, o Allan foi titular sempre – projetou.
  • Ele sempre foi titular do Atlético, mas se consolidou com Sampaoli. O torcedor passou a confiar mais, ele cresceu e sustentou esse bom momento. Tanto que o atleticano está abalado com a saída dele – finalizou.

Fonte: Ge