Cientistas usam impressão 3D para criar gel adequado para pessoas com disfagia

Saúde

Técnica melhora textura de alimentos e garante boa absorção de nutrientes por pacientes que possuem dificuldades para mastigar e engolir

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e de universidades da França desenvolveu um projeto que utiliza impressão 3D no processo de produção de géis que podem ser opção na dieta de pessoas com dificuldade de ingerir alimentos.

Os cientistas produziram géis de leite e sucos de frutas para pacientes que sofrem de disfagia –condição em que a pessoa possui dificuldade para mastigar e engolir determinados alimentos.

“Existem diferentes graus de disfagia e limitação e, muitas vezes, os pacientes apresentam uma queda em sua qualidade de vida”, explicou Pedro Augusto, ex-professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, e um dos responsáveis pelo projeto, em entrevista ao “Jornal da USP”.

De acordo com o estudo, o uso de impressão 3D melhora a textura dos alimentos e garante boa absorção de nutrientes pelo organismo. Tais resultados foram publicados em dois artigos científicos nas revistas “Innovative Food Science & Emerging Tecnologies” e “Food Research International“.

Os pesquisadores explicam que o objetivo do estudo é oferecer alternativas para os pacientes que sofrem de disfagia. Futuramente, os géis poderão ser analisados por médicos e nutricionistas para, então, compor a dieta deste público.

A produção dos géis envolve a mistura de ingredientes gelificantes (polissacarídeos e proteínas) com os alimentos, aquecendo-os, resfriando-os e deixando-os em repouso, até estarem prontos para serem impressos em 3D.

Fonte: CNN Brasil