Prefeitura entrega a adequação do Centro Materno Dr. Alberto Luiz Machado Borges

Rio de Janeiro

Espaço ganhou setor específico para emergência obstétrica e teve melhorias estruturais

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta sexta-feira (15/12) o Centro Materno Dr. Alberto Luiz Machado Borges (Dr. Albertinho), localizado no Hospital Conde Modesto Leal, no Centro. O espaço é o resultado das obras de adequação e ampliação da estrutura, que passa a contar com local exclusivo para emergências obstétricas. No Centro Materno, serão oferecidos atendimentos humanizados e qualificados às gestantes, puérperas e recém-nascidos, em uma área mais ampla, modernizada e totalmente equipada.

O setor possui espaço de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), dois consultórios médicos, alojamento conjunto, acompanhamento neonatal, unidade intermediária de internação neonatal, posto de enfermagem, além de salas de classificação de risco, medicação, espera e acolhimento. Com a nova estrutura, a equipe que atua no local também foi ampliada, passando de 63 profissionais de enfermagem e médicos para 91 trabalhadores dessas áreas.

A primeira-dama do município, Rosana Horta, representou o prefeito Fabiano Horta na entrega e destacou o simbolismo do espaço, marcando avanços.

“Comemorar a entrega desse Centro Materno é uma emoção muito grande, principalmente porque tive um filho há 36 anos aqui e agora vejo essa transformação. O Hospital Conde Modesto Leal faz parte do coração de Marica, porque representa a história e o povo, e está em constante transformação. Agradeço a todos que trabalharam para essa construção e todas as melhorias”, afirmou.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, garantiu que o setor dedicado às gestantes e recém-nascidos proporciona mais qualidade nos atendimentos, com humanização.

“Conheci o Hospital Conde Modesto Leal em 2008 como plantonista e, agora, observar esse Centro Materno, com um PPP, é uma conquista fantástica. O Conde evolui e se qualifica por conta do trabalho coletivo e dedicação de todos, o que esse espaço lindo e repleto de humanidade representa. Maricá é 100% SUS e, segundo estudo do Ministério Público, somos o único município da Região Metropolitana 2 que atende todas as gestantes de risco habitual, o que só nos traz orgulho”, ressaltou.

Espaço representa a história da cidade

O Centro Materno tem o seu nome em homenagem a Alberto Luiz Machado Borges, médico que atuou durante anos na maternidade do Hospital Conde Modesto Leal. Dr. Albertinho, como era conhecido, é sempre lembrado pelo seu profissionalismo, dedicação e cuidado pelas gestantes, recém-nascidos e demais pacientes do espaço.

Cássia Borges, de 45 anos, filha do homenageado, afirmou que a família se sentiu grata pela homenagem e reforçou o empenho do pai no cuidado dos pacientes.

“Ficamos muito honrados com essa homenagem, porque ele foi nascido e criado em Maricá, com anos de dedicação ao hospital. Vimos toda a sua luta, em um momento de muitas dificuldades, e olhar agora para esse Centro Materno completo seria o sonho dele e se torna o nosso sonho também”, pontuou.

O setor passou por renovação completa, com nova pintura, manta vinílica e refrigeração, além dos consultórios e salas obstétricas estarem equipados com sonar e cardiotocografia. As salas de PPP possuem agora local para cromoterapia e luz de penumbra. Também foi criada uma enfermaria neonatal para que os recém-nascidos em antibioticoterapia (tratamento com antimicrobianos) e outros tratamentos permaneçam internados com o acompanhamento da mãe.

Natália Oliveira, de 31 anos, é moradora de Inoã e mãe do Kaleb, que nasceu na última quarta-feira (13). Ela está em recuperação no Centro Materno e destacou a qualidade da assistência oferecida, que fez a diferença.

“Achei o atendimento e o local maravilhoso. Tive os meus quatro filhos aqui e só tinha elogios, mas agora com essas mudanças está ainda mais aconchegante, com todo o amparo e não perde em nada para um hospital particular”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Maricá