O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, determinou a retirada do uniforme vermelho que seria utilizado pelos goleiros da Seleção Brasileira na partida contra a Escócia, válida pela fase de grupos da Copa do Mundo.
Inicialmente, a FIFA havia definido que os arqueiros brasileiros atuariam com camisa, calção e meiões vermelhos. No entanto, após uma intervenção direta da presidência da CBF na véspera do confronto, a entidade máxima do futebol autorizou a alteração e confirmou que os goleiros entrarão em campo utilizando o uniforme verde.
Esta não é a primeira vez que Samir Xaud impede o uso da cor vermelha nos uniformes da Seleção. Em 2025, o dirigente também vetou a produção de uma camisa vermelha desenvolvida pela fornecedora de material esportivo Nike, defendendo que a equipe nacional deve preservar as cores oficiais da bandeira brasileira.
Na ocasião, o presidente da CBF afirmou que a decisão não possuía motivação política, mas sim o objetivo de manter a identidade histórica da Seleção Brasileira. Segundo ele, as cores verde, amarelo, azul e branco são as únicas que representam oficialmente o Brasil e, por isso, devem ser preservadas nos uniformes da equipe nacional.
A nova decisão reforça a postura da atual gestão da CBF de evitar controvérsias envolvendo o uniforme da Seleção e manter a tradição visual que marcou a história do futebol brasileiro ao longo das últimas décadas.
A expectativa agora fica para a partida diante da Escócia, quando os goleiros brasileiros entrarão em campo vestindo o tradicional uniforme verde, após a autorização concedida pela FIFA.
Reportagem: Marcelo Rodrigues – Presidente do RCNEWS
Fonte: Zero Hora



